17 de mai. de 2008

Aulas 2º Bimestre

Atividades para serem respondidas no caderno.

Perguntas sobre o filme exibido 'O Dia em que Dorival encarou a guarda' (o filme é um curta-metragem do sulista Jorge Furtado, o mesmo diretor de O Homem que Copiava), curta que trata do drama que é o ser humano não poder realizar seu desejo. No caso, o de Dorival era o de tomar banho. Será que ele não pensou se devia parar e ficar sem o banho mesmo? Seria isso que deveríamos fazer, recuar diante das dificuldades? Responda às questões abaixo:


1)Identifique o conflito do filme;
2)Foi ética a estratégia utilizada por Dorival ou ele deveria ter sido menos agressivo?;
3)Você gostou do filme? Por quê?;
4)Quem é o protagonista do filme? E o antagonista?; Por quê?
5)E na sua vida, quem é o protagonista? E o antagonista? Por quê?;
6)Faça essa mesma pergunta (Questão 5) a outras duas pessoas e relate para a sala.

7)Qual a concepção sobre 'lei' para os guardas e para Dorival?


Alguns comentários sobre o filme:

Brilhante. O discurso do poder desmistificado por Dorival remete a situações kafkianas que a realidade nos mostra cotidianamente. Tem a questão do negro oprimido na hierarquização desse poder. O negro marginalizado pelo sistema. Instigante.
José Edson dos Santos 27/11/2006

Parabéns. Fantastico. adorei. Show, bonito, real, vibrante, multifacetado, indignador, lindo... Um viva a capacidade criativa e de realização. Que o mundo se encha de pessoas cheias de propósitos em suas vidas. Não tenho conhecimento sobre as questões técnicas de produção e elaboração de filmes,isso não me envergonha, nem é importante para mim, nem para a maioria das pessoas as quais este filme deve atingir. O que interessa é a mensagem, a capacidade de despertar, de fazer pensar e refletir além, até mesmo, da proposta e da intenção os autores. PARABÉNS!!! Robson Pereira da Conceição 21/01/2007


Será que eu também sou um pau mandado??? Sou Coordenadora Pedagógica e sempre atendo "ocorrências" na escola. Lembrei-me dos meus alunos em minha sala de aula... VALEU
ANITA MARTINHO 03/06/2007


Um banho contra a barbárie e ignorância humana...Salve Dorival!
FABRICIO NASCIMENTO FERREIRA 19/08/2007


Nossa, vi este curta no meu 1º período da faculdade e achei fascinante. Tive a oportunidade de revê-lo hoje e o achei ainda melhor!!!
Luciana S. Andrade 07/09/2007

5 comentários:

Unknown disse...

eu gostei muito do filme ,eu acho que devemos fazer como dorival ele realmente lutou pela vontade ,ele podia desistir ,mais não seguiu em
frente,lutou pela sua vontade e necessidade !
aluna do Rui Bloem 2ºA Camila

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filosofia na Escola Pública disse...

Que bom que você gostou, Camila, pois uma das soluções para inserir o audio-visual em sala de aula é utilizando curtas-metragens, pois como sugere o nome, são curtos e cabem, por isso, numa aula, proporcionando debates e aprendizados técnicos-artísticos, no caso, sobre a linguagem de cinema. Foi um prazer 'ouvi-la'.Abraços filosóficos e cinematográficos,daniel

Unknown disse...

i ai professor td bom...??

me passa aquelas perguntas que vc falo que ia passa pra mim la do que as escolas precisam aprender....
Por favor...

Flw.

Filosofia na Escola Pública disse...

Desculpe-me, Jonathas, mas
as perguntas estão no texto que está lá na 'XEROX'.
Não me lembro delas agora.
Vocês não pegaram o texto?
Abraços.
Ah, aproveite para ler alguns textos do 'blog1 e fazer comentários.