25 de mai. de 2008

Projeto Cinema na Escola

Projeto Cinema na Escola sob a Ótica da Filosofia

*OBJETIVO

-Oferecer formação de teoria em cinema calcada em uma visão multidisciplinar a partir de projeção selecionada de filmes de arte, desenhos animados, documentários, seguidos de estudos, orientação e pesquisa rigorosa para apreciação e sistematização de material audiovisual em discussões temático-fílmicas com estudantes e comunidade, inclusive com produção de textos e com possibilidade da realização pelos próprios participantes de mini-festival.

*NÚMERO DE PARTICIPANTES

-Até 20 (vinte).

*A seleção dos candidatos à participação no projeto se dará no dia 03 de Junho (terça-feira) a partir das 13h15, na sala de vídeo da E.E. Rui Bloem;

*CRITÉRIO DE SELEÇÃO: será divulgado na reunião do dia 3 de Junho indicada acima;

*PÚBLICO ALVO

-Alunos dos períodos da manhã e da noite da Rui Bloem e comunidade;

*REALIZAÇÃO

-E.E. Rui Bloem, Grêmio da E.E. Rui Bloem

*DIAS DE REALIZAÇÃO

-O projeto será realizado quinzenalmente, às terças-feiras, das 13h às 15h.

*PROFESSORES RESPONSÁVEIS

-Daniel Marcolino (Filosofia, manhã)
-Marisa (Psicologia)

9 comentários:

Unknown disse...

Fala aí Daniel,

Professor Daniel, ficou muito moderno seu blog na internet!

Parabéns por explorar essas novas ferramentas para dialogar com os alunos e o público.

Felipe Nascimento,
professor de Filosofia EM

Carlos Henrique disse...

Professor, será que poderia me dar mais informações sobre esse projeto?

Desde já agradeço.
Carlos Henrique

Filosofia na Escola Pública disse...

Claro, Carlos!!!
O projeto tem a intenção de sensibilizar seus participantes quanto à linguagem do cinema, sua história, características etc. Para tanto, veremos filmes, leremos textos relacionados ao cinema etc., basicamente. Uma possibilidade de exercitarmos o prazer de compartilhar olhares.
Grato pelas contribuições, meu caríssimo quase anônimo, ainda que com nome.

Renê disse...

Aeee Daniel!!


Muito legal mesmo teu blog.
Não olhei tudo, mas eu ainda "EI" de olhar!

Ah! Estou interessado no projeto! Tá com a cara de ser muito bom!

Abraços
Renê

Filosofia na Escola Pública disse...

Aêêêê, Renê!!! 'Nosso' blog'; aliás, mais uma instância de partilha de idéias dos 'corações e mentes' de uma multidão a explodir em possibilidades exponenciais. espero vê-lo mais vezes por aqui.
Valeu!!!
Abraços ternos,
daniel marcolino

Nat disse...

Ahhh professor, que droga viu!
Eu estava maior empolgada com esse projeto, já até escolhi filmes e etc. Mas de terça-feira a tarde, não dá pra mim.
Eu escolhi:
- Helter Skelter (que fala do serial killer Charles Manson, que vivia numa fazendo com várias pessoas, comendo, usando drogas, e orgias (até confundiram com hippies, mas ele dizia que não era e pronto). E ele acreditava que Os Beatles falavam com ele através dessa música, Helter Skelter. Enfim, não vou contar tudo, mas eu adorei, de verdade. Se der, assista.
- O bicho de sete cabeças, que você já deve ter assistido, ou ouvido falar. É muito bom.
- Olga, que mesmo sendo triste e etc, acho que foi um passo e tanto para o cinema brasileiro.
- O massacre da serra elétrica, sei que muitas pessoas iam detestar, mas é um filme muito bom, porque além de ter um roteiro completamente sanguinário, tem uma história verídica por trás.
- Clube da Luta, que é muito bom MESMO. E quem tem uma noção de Niilismo, sabe que no filme isso é bem contextualizado.

Enfim, não vou poder participar, mas aí estão minhas dicas!
Beijo

Filosofia na Escola Pública disse...

Que pena, Natália!!!! Que pena mesmo!!! Você me dá uma notícia boa dentro de uma ruim, que é o fato de você está interessada, visto que eu não sabia, e em seguida, que não vai poder participar do projeto. Enfim, o projeto está em fase de aprovação e escolhi as terças-feiras, porque é o dia que tenho 'livre'. Gostei das sugestões e de seu empenho. Gostaria ainda que você apresentasse aquele tema sobre o qual já falamos. Lembre-me amanhã para conversamos, tá bom!!!
Abraços filosóficos,
daniel marcolino

Arkhel disse...

Amanhã grande Seleção \o~/
Nos encontramos lá em!!

Prof, uma dica de filme para ser exibido
Zuzu Angel, sei que pode num ter muito haver com filosofia, más tem haver com reflexão...
Quem não conhece ao menos a base da história de Zuzu Angel, mulher que vivia em plena a era ditatorial (Brasil) e era contra os movimento revolucionários, até que um fato intrigante ocorre em sua vida e ela se torna uma das principais figuras pela luta contra a ditadura.

Bye =D

Pablo disse...

Saudações filosóficas!
Leciono filosofia na rede pública de goiás e tenho uma disciplina opcional : "Cinema e Filosofia". Tô buscando sugestões de filmes, especialmente para introdução.