23 de mai. de 2008

Resumo de Aulas (3)

Entramos no tema Ética, começando a falar de Senso Moral e de Consciência Moral. O próximo assunto será Juízo de fato e Juízo de Valor. Você saberia dizer do que tratam? Qual a diferença entre tais juízos?

2 comentários:

Arkhel disse...

Juizo de valor: seria o valor que se atribui a determinado objeto/pessoa. O quanto se valoriza aquilo seja positivamente ou negativamente.
ex:
- O professor de filosofia é um "gato".

Juizo de fato eu não lembro ¬¬"

Filosofia na Escola Pública disse...

Isso mesmo, Ariel. 'O professor de Filosofia é gatíssimo' é um juízo de valor, pois é discutível, uma vez que há pessoas, tirando minha mãe, que podem discordar disso, porque há aí uma avaliação subjetiva, pessoal e que tal avaliação dependeu de uma apreciação, interpretação da parte de quem enuncia tal juízo. O juízo de fato, por sua vez, dá-se por meio da constatação de um fato. Por exemplo: 'Está chovendo'. Do juízo de fato, pouco se tem a questionar, quando realmente é fato, pois freqüentemente as pessoas se ultilizam desse termo (fato) erroneamente. Assim, elas dizem "É fato que nesta escola as pessoas gostariam de ter mais liberdade" etc. Entende? Onde está a pesquisa que demonstra tal preferência pela liberdade? E se houvesse uma pesquisa nesse sentido, ela mnão seria discutível? Enfim, espero ter contribuído com algo. Agora vou me preparar para ir lá na festa da Rui Bloem.
Abraços, meu caro Ariel, e gracias, siempre!
daniel.