Epicuro, pensador grego, surge num momento em que a Grécia Antiga sucumbia diante de um dominador estrangeiro e, com isso, seus filósofos deixavam os grandes temas e investigações para voltar-se para dentro de si, i.e., para penasr a questão da felicidade. Epicuro foi um deles.
Segundo Epicuro o remédio para as aflições e tormentos da alma é o phármakon, enquanto curativo, porque discurso-razão. Assim,
1-Não há o que temer quanto aos deuses;
2-Nada há nada a temer quanto à morte;
3-Pode-se alcançar a felicidade;
4-Pode-se suportar a dor;
“No epicurismo o conhecimento deixa de ser preparação para a atividade política (como fora em Platão), passando a ocupar do aprimoramento do interior do homem” (E. Joyau e G. Ribbeck. In Col.Os Pensadores, VIII) .
Pouco tempo antes de morrer, Epicuro escrevera a um discípulos, anunciando estar prestes a morrer. É o que se lê neste fragmento da Carta a Idomeneu:
“Eu te escrevo neste dia feliz da minha vida em que me sinto próximo da morte. O mal prossegue seu curso na bexiga e no estômago e não perde nada de rigor. Mas, contra tudo isso, tenho alegria em meu coração, ao recordar minhas conversas contigo. Cuida dos filhos de Metrodoro: creio que posso contar com isso pela antiga devoção à minha pessoa e à filosofia” (P. Nizan, p.11. In: Ética (Org. Adauto Novaes, p.62)).
Epicuro permanece imperturbável até o fim porque até o fim porque justamente pela certeza de que a morte não lhe diz respeito, pois ao chegar, não o encontra: seu corpo e sua alma feitos de átomos retornaram ao jogo dos córpulos que se movem no vazio, eternamente. (P. Nizan, p.11. In: Ética (Org. Adauto Novaes, p.62)).
“Todo desejo incômodo e inquieto se dissolve no amor da verdadeira filosofia” (Epicuro. In: Col. Os Pensadores, p. 13)
*
“Nunca se protele o filosofar quando se é jovem nem canse o fazê-lo quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem demasiado maduro para conquistar a saúde da alma. E quem diz que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou assemelha-se ao que diz que ainda não chegou ou já passou a hora de ser feliz” (Epicuro. In: Col. Os Pensadores, 1988, p. 13)
Estoicismo= “O estoicismo grego propõe uma imagem do universo segundo a qual tudo o que é corpóreo é semelhante a um ser vivo, no qual existiria um sopro vital (pneuma), cuja tensão explicaria a junção e interdependência das partes” (E. Joyau e G. Ribbeck. In Col.Os Pensadores, IX)
23 de mai. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário