21 de mai. de 2008

Sugestão de filmes

Gostaria de indicar um filme genial, pancada mesmo, que é o Janela da Alma, um documentário brasileiro; um filme muito sensível e investigativo. Seguem abaixo algumas informações sobre ele que eu tirei do 'site' da livraria cultura.

Título original: JANELA DA ALMA; Ano de produção: 2002; País de Produção: Brasil; Gênero: DOCUMENTARIO; Duração: 73 minutos Sistema de Cor: Colorido; Idioma Original: PORTUGUES - DOLBY DIGITAL 2.0Legenda: FRANCES INGLES

'Janela da alma' apresenta dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual - da discreta à cegueira total - que narram como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. Celebridades como o escritor José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o diretor Wim Wenders, o fotógrafo cego esloveno Evgen Bavcar e o neurologista Oliver Sachs fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão - o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade. 'Janela da alma' resulta em uma reflexão emocionada sobre o ato de 'ver' - ou não ver - o mundo.



Nossa intenção é toda semana sugerir neste espaço, pelo menos, dois filmes...Já sugerimos O Anjo Azul, filme adaptado de livro escrito pelo irmão de Thomas Mann, Heinrich Mann, que trata genialmente da história de um professor que conhece uma mulher de cabaré e a partir daí vê sua vida tomar uma guinada. Com compreensão de questões sociais e de relacionamentos seguimos vendo o filme com a condução de um diretor que já apresenta maturidade quanto a linguagem do cinema. Há no filme, por exemplo, a alternância do uso do som de forma 'naturalista', quando o filme se divide entre o camarim da principal atração do cabaré, que é o "Anjo Azul' (Marlene Dietrich), e o palco, local em que se dão as apresentações musicais e de dança. Quando alguém sai de um ambiente e entra no outro há uma reprodução, digamos, fiel do ambiente. Isso na história do cinema era uma quase novidade.
Também sugerimos M., O Vampiro...porque trata de questões do 'destino', como somos lançados na teia do destino sem que percebamos, crendo, inocentemente que somos nós a decidir as coisas da vida. Um momento que nos tocamos quanto a essa questão é quando somos apanhados de calça curta, isto é, quando somo punidos com a publicização do delito e aí nos desculpamos dizendo que não tínhamos a intenção etc. Assim, acontece com o Vampiro de Düssedorlf, um filme espetacular.


1)O Anjo Azul (Blaue Engel, Der, Alemanha, 1930) Diretor: Josef von Sternberg Elenco: Emil Jannings e Marlene DietrichDuração: 99 min. Tipo: Longa-metragem / P&B.
SINOPSE: Austero professor tem sua vida mudada quando conhece uma cantora de cabaré chamada Lola Lola



2)M., O Vampiro de Düsseldorf, de Fritz Lang Duração: 117 min / P&B (Alemanha, 1931)
Inspirado em fatos reais, ''M'' narra a trajetória de um assassino sádico, que mata meninas, e ficou conhecido nos anais policiais como 'o vampiro de Dusseldorf '. Exemplo clássico do cinema expressionista, rodado praticamente todo em estúdio - onde era possível valorizar o contraste entre o claro e o escuro (o filme é em preto-e-branco). Interpretação perturbadora de Peter Lorre, com aquela cara de aparência tranqüila, de vítima.
Uma boa opção para quem quer (ou tem que) comprar livro ou filme mais baratos é procurar sebos. Há alguns que têm site, como o que fica na Liberdade: http://www.seboliberdade.com.br/

Um comentário:

Filosofia na Escola Pública disse...
Este comentário foi removido pelo autor.